terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

sigo por essas bandas

“Dizem que não há nada mais imundo e ruim do que a força maligna, mas eu cá entendo, Vossa Excelência, que a força maligna é a mais educada e instruída. O diabo, com o perdão da palavra, tem cascos e um rabo atrás, mas em compensação tem na cabeça mais inteligência que qualquer estudante universitário”



Primeira releitura:

O mal não se apresenta fedendo a enxofre, antes de se apresentar a uma vítima, passeia por várias horas por jardins floridos. Mas isso, tenho certeza, ele herdou de Deus, que é zeloso e cuidadoso. Deus é tão cheiroso que posso senti-lo a quilômetros daqui, se isso fosse o caso, mesmo porque ele está sempre perto de mim. Já o mal não me engana: Consigo distinguir entre um suado perfumado e um limpo cheiroso.

Segunda releitura:

Sobre os universitários e instruídos, não os menosprezo, os considero, por que haveria de ser o contrário? Mas tenho algo dentro em mim que ultrapassa esses conhecimentos, é mais forte do que meus músculos e cérebro: Chamam-na de alma.


Por isso e por outros tantos, não tenho a preocupação ferrenha de fazer faculdade, deixo isso para os pedreiros e trato de ir além das profissões. Sigo esse caminho. E para isso eu não dei/tenho nenhum nome.


Página 24 do livro Um homem extraordinário de Anton Tchékhov.

 

©2009Dê Trela | by TNB